• Aluno
  • Professor
IDP
  • Conheça o IDP
    • Nosso Campus
    • Corpo Docente
    • Parcerias Internacionais
    • Trabalhe Conosco
  • Cursos
    • Graduação
      • Administração
      • Arquitetura e Urbanismo
      • Ciência da Computação
      • Direito – Brasília
      • Economia
      • Engenharia de Software
      • Publicidade e Propaganda
      • Psicologia
      • Relações Internacionais
    • LLMs
      • LLM em Direito da Saúde
      • LLM Direito dos Negócios e Governança Corporativa
      • LLM Direito Penal Econômico
      • LLM Processo e Recursos nos Tribunais
    • Mestrado e Doutorado – Brasília
      • Mestrado em Administração Pública
      • Mestrado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial
      • Mestrado em Ciência Política
      • Mestrado em Comunicação Digital
      • Mestrado em Direito Constitucional
      • Mestrado em Direito (Profissional)
      • Mestrado em Economia
      • Mestrado em Relações Internacionais
      • Doutorado em Administração Pública
      • Doutorado em Direito
      • Doutorado em Economia
      • Pós-Doutorado em Direito
    • Mestrado e Doutorado – São Paulo
      • Mestrado em Direito (Profissional)
      • Mestrado em Economia
      • Mestrado em Políticas Públicas
    • Mestrado e Doutorado – Goiânia
      • Mestrado Interinstitucional em Direito
      • Doutorado Interinstitucional em Direito
  • Cursos EAD
    • Especialização
      • Advocacia em Direito Privado e Empresarial
      • Direito Administrativo
      • Direito Constitucional
      • Direito Digital e Proteção de Dados
      • Direito Eleitoral
      • Direito Legislativo
      • Direito Processual Civil
      • Direito Penal e Processual Penal
      • Direito Tributário
      • Governo Digital, Inteligência Artificial e Inovação no Setor Público
      • Licitacões e Contratos
    • MBAs
      • MBA em Inteligência Artificial e Ciência de Dados
      • MBA em Direito e Regulação do Setor Elétrico
      • MBA em Gestão de Cidades
      • MBA em Gestão Pública e Políticas Públicas
      • MBA em Jornalismo de Dados
      • MBA em Políticas Públicas
      • MBA em Gestão Estratégica em Segurança Pública e Privada
      • MBA em Transição para a Economia de Baixo Carbono no Setor Público e Privado
      • MBA em Trânsito e Mobilidade Urbana
      • MBA em Relações Institucionais e Governamentais (RIG)
    • Curso de Extensão
      • Estrutura Tarifária
      • Reforma Tributária
      • Relações Institucionais e Governamentais (RIG) no Contexto Corporativo
      • Transação na Cobrança da Dívida Ativa Tributária
    • Cursos Gratuitos
      • Pre-College
  • Pesquisa e Academia
    • Pesquisa
      • Biblioteca
      • Programas de Incentivo
      • Centro de Pesquisa – CEPES
      • Centro de Pesquisas Peter Habërle
      • CEDIS
      • Grupos de Pesquisa
      • Grupos de Estudo
      • LAIPP
      • Centro Hans Kelsen
    • Publicações
      • Revista de Direito Público
      • Revista Caderno Virtual
      • REGEN – Revista de Gestão, Economia e Negócios
      • Boletim Economia Empírica
      • IDP Law Review
      • Teses e Dissertações
      • Revista Debates em Administração Pública
      • Revista Debates em Economia Aplicada
      • IDP Saraiva
    • Extensão
      • Career Center
      • Job Fair
      • NGDC
      • Laudelina – Núcleo Interdisciplinar de Liderança e Diversidade
    • CPA e CPSA
      • Comissão Própria de Avaliação
      • Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento
  • A Vida no IDP
    • Notícias
    • Eventos
    • Podcasts do IDP
    • Projeto IDP OAB
  • Fale Conosco
IDP
  • Conheça o IDP
    • Nosso Campus
    • Corpo Docente
    • Parcerias Internacionais
    • Trabalhe Conosco
  • Cursos
    • Graduação
      • Administração
      • Arquitetura e Urbanismo
      • Ciência da Computação
      • Direito – Brasília
      • Economia
      • Engenharia de Software
      • Publicidade e Propaganda
      • Psicologia
      • Relações Internacionais
    • LLMs
      • LLM em Direito da Saúde
      • LLM Direito dos Negócios e Governança Corporativa
      • LLM Direito Penal Econômico
      • LLM Processo e Recursos nos Tribunais
    • Mestrado e Doutorado – Brasília
      • Mestrado em Administração Pública
      • Mestrado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial
      • Mestrado em Ciência Política
      • Mestrado em Comunicação Digital
      • Mestrado em Direito Constitucional
      • Mestrado em Direito (Profissional)
      • Mestrado em Economia
      • Mestrado em Relações Internacionais
      • Doutorado em Administração Pública
      • Doutorado em Direito
      • Doutorado em Economia
      • Pós-Doutorado em Direito
    • Mestrado e Doutorado – São Paulo
      • Mestrado em Direito (Profissional)
      • Mestrado em Economia
      • Mestrado em Políticas Públicas
    • Mestrado e Doutorado – Goiânia
      • Mestrado Interinstitucional em Direito
      • Doutorado Interinstitucional em Direito
  • Cursos EAD
    • Especialização
      • Advocacia em Direito Privado e Empresarial
      • Direito Administrativo
      • Direito Constitucional
      • Direito Digital e Proteção de Dados
      • Direito Eleitoral
      • Direito Legislativo
      • Direito Processual Civil
      • Direito Penal e Processual Penal
      • Direito Tributário
      • Governo Digital, Inteligência Artificial e Inovação no Setor Público
      • Licitacões e Contratos
    • MBAs
      • MBA em Inteligência Artificial e Ciência de Dados
      • MBA em Direito e Regulação do Setor Elétrico
      • MBA em Gestão de Cidades
      • MBA em Gestão Pública e Políticas Públicas
      • MBA em Jornalismo de Dados
      • MBA em Políticas Públicas
      • MBA em Gestão Estratégica em Segurança Pública e Privada
      • MBA em Transição para a Economia de Baixo Carbono no Setor Público e Privado
      • MBA em Trânsito e Mobilidade Urbana
      • MBA em Relações Institucionais e Governamentais (RIG)
    • Curso de Extensão
      • Estrutura Tarifária
      • Reforma Tributária
      • Relações Institucionais e Governamentais (RIG) no Contexto Corporativo
      • Transação na Cobrança da Dívida Ativa Tributária
    • Cursos Gratuitos
      • Pre-College
  • Pesquisa e Academia
    • Pesquisa
      • Biblioteca
      • Programas de Incentivo
      • Centro de Pesquisa – CEPES
      • Centro de Pesquisas Peter Habërle
      • CEDIS
      • Grupos de Pesquisa
      • Grupos de Estudo
      • LAIPP
      • Centro Hans Kelsen
    • Publicações
      • Revista de Direito Público
      • Revista Caderno Virtual
      • REGEN – Revista de Gestão, Economia e Negócios
      • Boletim Economia Empírica
      • IDP Law Review
      • Teses e Dissertações
      • Revista Debates em Administração Pública
      • Revista Debates em Economia Aplicada
      • IDP Saraiva
    • Extensão
      • Career Center
      • Job Fair
      • NGDC
      • Laudelina – Núcleo Interdisciplinar de Liderança e Diversidade
    • CPA e CPSA
      • Comissão Própria de Avaliação
      • Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento
  • A Vida no IDP
    • Notícias
    • Eventos
    • Podcasts do IDP
    • Projeto IDP OAB
  • Fale Conosco
Aluno
Professor

  • Home
  • Colunas
  • Dicas
  • Guia ECOM
  • Oportunidades
  • Tendências
  • Avisa Lá, ECOM
  • Pesquisar...
    3 maneiras de deixar sua propaganda fácil de entender
    abr 21, 2021

    Texto produzido por Amanda Galvão, aluna do primeiro semestre de Publicidade e Propaganda do IDP 

    Diante da evolução tecnológica cada vez mais veloz, as pessoas estão consumindo mais informações em menos tempo. A praticidade se torna, então, o destaque para essa adaptação do novo mundo. Nesse contexto, uma propaganda fácil de entender faz toda diferença.

    Além disso, antes de divulgar, a empresa precisa de um público-alvo bem definido para saber qual tom de voz e como vai falar. Pensando nisso, a publicidade precisa ser clara com poucas palavras, além de se alinhar com as expectativas desse público. 

    Ao entrar no meio comercial, é preciso escolher um nicho para atender. Assim, podemos ter uma percepção do estilo de vida de cada consumidor. Todo mundo tem impasses que buscam resolver, como baixa autoestima, problemas de saúde e render no dia a dia corrido - a produtividade hoje é muito valorizada, ou seja, a compra e o produto precisam ser práticos ao cliente. 

    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

    1 - Não ofereça muitas opções 

    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

    A partir da definição do seu público, as necessidades e as preferências do consumidor precisam ser ouvidas para que a gente tenha o poder de filtrar o que realmente irá resolver o contratempo dele. Saiba que de 2 a 4 opções são suficientes para a escolha de 1 produto. 

    Caso contrário, ao oferecer uma ampla cartela de produto ou serviço, além de não solucionar o problema do consumidor com eficiência, vamos trazer mais um problema para a vida dele, a dúvida sobre o que ele precisa. No fim das contas, ele precisa se identificar, de forma rápida, com o que oferecemos.

    Exemplo: ao consumidor chegar na loja de celulares, o comerciante pergunta o que ele precisa e quais suas preferencias – marca, modelo, cor, por exemplo – e o que ele espera de um celular. Depois de ouvir o possível comprador, o atendente mostra de 2 a 4 opções de acordo com esse filtro do cliente. 

    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

    2 - Saiba expor o valor e as formas de pagamento

    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

    Para selecionar o nicho, nossa atenção precisa ser voltada também para o seu poder de compra. O que oferecemos precisa ser acessível ao usuário que focamos para a nossa marca. Entenda a necessidade dele, antes de oferecer seu produto ou serviço. 

    Quanto mais baixo o nível econômico dele, mais flexível precisa ser a forma de pagamento, sendo assim, o encaixe no orçamento é indispensável a esse consumidor em específico. Se esse for o caso, deixar evidente essa acessibilidade ou, melhor ainda, dar ênfase a ela na propaganda irá atrair esse público.

    Exemplo: “a partir de 10,00” ou “tudo por 10,00 cada”, lojas que oferecem utilidades de cozinha e de decoração para casa por um preço fixo e acessível, são muito comuns no centro de várias cidades do Brasil. 

    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

    3 – Compare preços com produtos do dia-a-dia 

    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

    Adicionar a comparação do preço do seu produto com o preço de coisas do dia a dia, como pizza, doce, cerveja, conseguimos mostrar as características que o nosso produto supera no outro e mudar a perspectiva do público para priorizar o que oferecemos. 

    Exemplo: “eu acho barato, porque você compra uma caixa de cerveja por 35,00 e você toma ela em meia hora e acabou, você não sente nem o sabor depois” reels que viralizou após várias lojistas dublarem o áudio no Instagram. 

     Se esse conteúdo foi útil para você, ative as notificações do blog e sigam as redes sociais da Agência de Comunicação do IDP. Instagram: @comunicaidp

    Tendências

    Comentários

    Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!
    ecom/IDP
    Se você quer ficar atualizado sobre o que acontece na área de comunicação, criatividade, inovação e artes acompanhe o blog da ECOM/IDP. Este espaço traz novidades do mercado, artigos de especialistas, posts de estudantes e muita informação relevante da área.
    Open Class - Cursos Gratuitos
    Podcasts
    Eventos
    30/03/2021
    Webinar – Poder Judiciário e Re...
    25/02/2021
    Consequências econômicas das decisões...
    19/02/2021
    O discurso do ódio e a liberdade de e...
    08/02/2021
    Open Day IDP São Paulo
    Redes Sociais
    Facebook
    Curtir
    Twitter
    Follow Us
    LinkedIn
    Follow Us
    Instagram
    [instagram-feed user='idp.ecom' num=6 cols=3 imagepadding=10 showfollow=true showheader=true followcolor=#1d0f43 headercolor=#1d0f43]

    Assine a newsletter da ECOM


    IDP

    Contato

    SGAS Quadra 607 - Módulo 49 - Via L2 Sul - Brasilia - DF CEP 70.200-670

    SGAN Quadra 609 - Módulo A - Via L2 Norte - Brasília - DF - CEP 70.830-401

    R. Olimpíadas, 205 - 5 andar conjunto 52 - Vila Olímpia, São Paulo - SP, 04551-000

    (61) 3535-6565 - apenas ligação

    61 99649-6886 - apenas whatsapp

    central@idp.edu.br

    Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC

    © 2025 Todos Direitos Reservados

    DÚVIDAS?

    Pesquise abaixo ou fale conosco

    AdBlock ativado!

    Notamos que você possui um ad-block ativo! Lembramos que formulários de cadastro do nosso site podem não ser exibidos por esse motivo. Sugerimos que você desligue o bloqueador para evitar problemas de cadastros.


    Não temos propaganda em nosso portal.